“Empresas e empregos são sempre super bem-vindos ao Maranhão”, diz Jerry sobre abertura da Havan em São Luís

Em resposta à recente polêmica envolvendo a instalação de uma réplica da Estátua da Liberdade que a Havan pretende levar a São Luís, o Secretário das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão, deputado federal licenciado Márcio Jerry (PCdoB), afirmou nesta terça-feira (20) que Empresas e empregos são sempre bem-vindos ao estado, mas que a instalação do monumento fere a história da cidade.

Via Twitter, Jerry engrossou o coro do manifesto lançado por artistas e integrantes da sociedade civil maranhense, que foram à Justiça para impedir que a empresa do bolsonarista Luciano Hang erga o monumento do símbolo norte-americano. Pelas redes sociais, Jerry sugeriu ainda a instalação de uma estátua de Bumba Meu Boi ou da Balaiada – a mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841 – em substituição à estátua de 35 metros de altura.

“Empresas e empregos sempre super bem-vindos ao Maranhão, claro! Não é contra empresas e empregos que se opina, mas contra uma grotesca cafonice na bela paisagem da Ilha. A Havan bem que pode homenagear nossa terra e nossa gente com, por exemplo, um monumento ao bumba-meu-boi”, escreveu o deputado, antes de emendar: “Estátua da Balaiada já”.

Desde o último dia 10 de julho, representantes do setor cultural maranhense vem tentando impedir que a instalação da escultura. No texto do manifesto que já reúne 3.500 assinaturas, os organizadores acusam Hang de não respeitar a democracia e os direitos humanos e alegam que a estrutura não é compatível com a cultura e arquitetura da cidade, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Recentemente, um relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e entregue à CPI da Covid no Senado, colocou em xeque a lisura dos negócios de Hang. Entre os possíveis crimes cometidos pelo aliado do presidente estão agiotagem, contrabando, evasão de divisas e sonegação. De acordo com o documento, só na Justiça de Santa Catarina há 25 processos em aberto envolvendo o braço financeiro dos negócios de Hang.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *