“Mudar o estado de coisas de Tuntum é algo urgente e o povo percebeu isso e é por isso que coloquei meu nome a serviço do povo de Tuntum”, disse Fernando Pessoa em entrevista a Radio Centro Norte

O deputado Fernando Pessoa participou na manhã desta sexta-feira (31) em Presidente Dutra de uma entrevista no programa Café com Noticia na Radio Centro Norte com os apresentadores Ronaldo Vieira e Pedro Jorge.

Vários assuntos foram abordado entre eles sua pré-candidatura a prefeito de Tuntum, sua viagem a Sobral no Ceará com uma equipe de técnicos da educação e saúde, onde presenciaram um modelo avançado e muito bem avaliado de gestão.

Veja na integra a entrevista

Ronaldo Vieira – Deputado pra gente começar diga pra gente quando que o senhor entendeu como missão ser político e se arriscou lá na sua primeira candidatura que foi essa de deputado em 2018?

Fernando Pessoa – Bom Dia a todos os ouvintes da Rádio Centro Norte em especial ao povo da minha querida Tuntum, gostaria de agradecer ao convite e a oportunidade de mostrar um pouco do que eu penso e de como eu quero ajudar a melhorar a vida das pessoas e contribuir com o crescimento da minha cidade e do meu povo. Respondendo a sua pergunta, eu queria dizer que já nasci dentro desse contexto político atual de Tuntum que já dura praticamente 30 anos, diante disto vi e alimentei por muitos anos um projeto político para minha cidade baseado na verdade e em uma gestão comprometida com o povo. Tive a oportunidade de lidar com a política e pude entender melhor as engrenagens da política, no entanto minha tenho vontade de poder servir também ao povo de minha terra, aí em 2018, infelizmente, como noticiado até na mídia nacional aconteceu uma grande enchente em Tuntum, algo que me marcou de maneira significativa, principalmente pela satisfação que senti em poder ajudar cada amigo meu que precisou de mim naquele momento. Posso dizer que foi aí que alguns amigos começaram a cogitar a possibilidade de minha candidatura a Deputado Estadual do Maranhão.

Ronaldo Vieira – Deputado, e o que o motivou para disputar a eleição de Tuntum?

Fernando Pessoa – Bom, como dizem a política não é feita para alimentar a vaidade das pessoas, política é um chamamento do povo, aliado com a vontade de servir, eu estou atendendo a esse chamado, e esse chamado é de Tuntum que é a mudança, mudar o estado de coisas de Tuntum é algo urgente e o povo percebeu isso e é por isso que coloquei meu nome a serviço do povo de Tuntum, sem vaidade, sem projeto pessoal, meu projeto é social, meu projeto é com a mudança. Ronaldo se fosse por vaidade eu continuaria sendo deputado.

Ronaldo Vieira – Deputado, temos observado o cenário político de Tuntum e temos percebido que há um descontentamento por parte de algumas classes profissionais, sobretudo na educação, eu queria saber do cidadão Fernando Pessoa o que seria importante nesse momento para resolver os problemas referentes à Educação de Tuntum e qual seu projeto para melhorar a educação no município?

Fernando Pessoa – Que bom que me perguntou isso, Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, e o professor faz isso, nós temos todo o respeito do mundo pelos professores e também sofremos com a falta de atenção dispensada à classe pela atual gestão, não bastassem os baixos salários, a maioria dos professores contratados é obrigada a conviver com o atraso no pagamento, isso é lamentável e queremos fazer diferente, quero colocar meu mandato de Deputado a serviço dessa causa também, quero escutar e compreender os anseios dos professores.

Temos consciência do papel do profissional da educação na elaboração de um plano de educação para o município de Tuntum, quero anunciar em primeira mão que daremos início ainda em fevereiro a rodadas de conversas com as categorias para entender suas demandas, eu quero conversar com o sindicato dos professores e ouvir.  Nesse primeiro momento a intenção do Deputado Fernando Pessoa é participar dessas conversas muito mais como um ouvinte, ouvir nesse primeiro momento para que possamos entender as demandas e em um momento oportuno propor soluções, é assim que queremos ajudar, com os pés no chão e sendo efetivos nas soluções dos problemas.

Ronaldo Vieira – Deputado, vamos falar do FUNDEB, que como o senhor sabe é o fundo de repasses financeiros, exclusivo da educação básica nos estados e municípios. O senhor acha que é possível proporcionar uma educação de qualidade, com os recursos oferecidos por este fundo?

Fernando Pessoa – Veja só Ronaldo, se fizermos o mínimo com o repasse que é fornecido pela União através do FUNDEB, que seria o pagamento da folha dos servidores da educação em dias, valorizando o professor, não só exigindo esforços das nossas equipes, mas principalmente oferecendo meios para que os mesmos se sintam motivados, além disso, oferecer uma infraestrutura digna, por meio de programas inclusive do Governo do Estado; juntando tudo isso a uma autonomia a aqueles profissionais gestores da educação que lidam frente a frente com as dificuldades, e ate por isso tem mais entendimento de como agir de acordo com cada demanda, podemos sim ter profissionais comprometidos com a educação e dispostos a transformar a educação do nosso município, eu realmente acredito nisso.

Ronaldo Vieira – Eu acompanhei pelas suas redes sociais que você esteve em Sobral – CE, acompanhado por representantes da educação do Município de Tuntum. Qual o objetivo dessa viagem e qual aprendizado o senhor traz dessa experiência em benefício do povo do seu município?

Fernando Pessoa – A minha ida a Sobral fez parte de uma visita técnica ao município que é, hoje, no Brasil, modelo de gestão pública positiva e propositiva em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico e promoção social das pessoas com maior vulnerabilidade social no munícipio com várias premiações internacionais e nacionais. Esta visita teve a presença de outros deputados estaduais do Maranhão e partiu de um convite do Prefeito de Sobral Ivo Gomes do PDT. Sai daquela visita técnica, meu caro, com a certeza que uma administração pública organizada melhora muito a vida das pessoas e é o que vamos propor pra Tuntum. Tuntum tem particularidades diferentes de Sobral, mas trazemos ideias nas áreas de educação, saúde, saneamento, infraestrutura que farão parte de um plano de governo futuro. O povo de Tuntum terá uma revolução a seu favor numa administração pública no futuro. Eu garanto.

Ronaldo Vieira – Deputado, e falando sobre a inovação na Educação, o que o senhor tem a apresentar caso esteja à frente de uma possível gestão do Município de Tuntum?

Fernando Pessoa – Ronaldo, eu acredito na educação. E acredito mais ainda na educação por meio de uma gestão séria e participativa, com autonomia para os diretores escolares, capacitação continuada para os professores e paralelo a isso um projeto interativo, social e inovador para as crianças e os jovens. É desta forma que pretendemos honrar o mandato de Deputado que me foi dado pelo povo, penso também, e isto é algo que eu terei que vir aqui em outra oportunidade, em um Centro da Cidadania que será um espaço voltado para a juventude da nossa cidade, onde jovens de 16 aos 24 anos poderão ter aulas de ética, cidadania, empreendedorismo, música, informática, corte costura, design gráfico dentre outros, para inserção desses jovens no mercado de trabalho, para o melhor comportamento social além de afastar do perigo das drogas, mas no momento oportuno eu virei com o maior prazer apresentar para vocês ouvintes da rádio Centro Norte nosso projeto do Centro da Cidadania.

Ronaldo Vieira – Deputado é muito importante sua atitude de querer ouvir e eu acredito que isto faz parte da nova política, estamos passando por um momento de mudanças, principalmente na consciência dos eleitores. Deputado, vamos falar agora de saúde? O que seu mandato contempla nesse sentido para o povo de Tuntum?

Fernando Pessoa – Então Ronaldo, até pela minha criação e pelo exemplo familiar que é meu pai, a minha referência é com a eficiência de uma gestão. A saúde no Brasil é precária más temos bons sistemas a serem aplicados, como por exemplo, o Sistema Único de Saúde, o SUS. No próprio SUS, nós já temos uma organização e divisão de uma política de assistencialismo que gera resultados positivos. O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos. Temos também em nosso município o polo do SAMU, que é outro programa de sucesso do Governo Federal, então acredita que o que falta é uma gestão comprometida com o povo, livre de interesses pessoais e realmente preocupados com a saúde da população. O que quero dizer é que recursos têm. O que precisamos é gerir esses recursos de forma que os profissionais da saúde sejam remunerados de acordo com seu trabalho, com equiparação salarial das classes para a valorização do profissional, ou seja, aplicando os recursos de forma justa, sem desvio de finalidade por conta de preferências ou vaidades pessoais. Ronaldo, o Fundo municipal de Saúde de Tuntum recebeu em 2019 do FNS mais de 38 milhões de Reais, ou seja, não falta dinheiro, falta compromisso com a saúde e com o povo, municípios com o dobro da população de Tuntum receberam menos repasse que Tuntum, inclusive Presidente Dutra.

Ronaldo Vieira – Deputado, nós sabemos que a renda do município de Tuntum, é formada quase que inteiramente por funcionários da Prefeitura e aposentados. Quais projetos para aquecer e valorizar o comércio e a economia local?

Fernando Pessoa – Amigo Ronaldo eu como filho de empresário, comecei minha vida profissional tocando o negócio da família, acredito que é preciso mudar urgentemente essa realidade, é preciso quebrar esse círculo vicioso de dependência financeira quase que completa da prefeitura, precisamos pensar em alternativas para fortalecer o comércio e fazer com que o dinheiro circule na cidade, mas que venha de fontes alternativas, como o comércio e a agricultura familiar também, porque não? Eu penso em analisar projetos voltados para criação de cooperativas de crédito, elas podem fazer parcerias para apresentar resultados mais expressivos. O ideal é firmar acordos que envolvam a Prefeitura, e entidades que priorizam a formalização e a capacitação dos micro e pequenos empresários, como o SEBRAE.

Essa iniciativa possibilita que o empreendedor tenha um acesso mais rápido e menos burocrático ao crédito, pois estará mais bem informado sobre os procedimentos necessários para a obtenção de recursos financeiros de forma simplificada, possibilitando e incentivando nossos jovens a abrirem suas empresas, criando mais emprego e renda.  Além disso, é possível a articulação com outras cooperativas para envolver diversos segmentos da sociedade para fomentar a economia. À medida que o cooperativismo se mostra forte em um município, maiores são as chances de os empreendedores receberem o suporte técnico e o apoio financeiro que são adequados para atingirem os resultados previstos, é disso que nossos jovens precisam.

Ronaldo Vieira – Certo Deputado, as cooperativas estimulam o comércio local, principalmente da sede, e o agricultor? Aquele homem do campo que não é comerciante, mas precisa oferecer seus produtos, geralmente agricultores, como participariam?

Fernando Pessoa – Amigo Ronaldo eu penso também em cooperativas rurais elas aparecem como uma opção viável, uma vez que beneficiam o pequeno agricultor, penso também porque não proporcionar um espaço para que os produtores locais se encontrem e comercializem sua produção? Uma feira só com produtos locais e com agricultores locais, fazendo girar a economia do município porque não?

Com essas cooperativas e água em abundância, podemos utilizar uma das maiores riquezas do estado do Maranhão que é a barragem do Rio Flores, com a produção de pescados e agrícola. É desta forma que pretendemos honrar o mandato de Deputado que me foi dado pelo povo,

Ronaldo Vieira – Deputado, nós temos enfrentado problemas na nossa região e no Brasil com relação a violência, o que o Senhor está buscando em Segurança Pública para nossa região e para Tuntum?

Fernando Pessoa – De fato esse é um ponto que não poderia ficar de fora dessa nossa conversa meu amigo Ronaldo, eu tenho conversado com representantes do poder legislativo de Tuntum e há um projeto de autoria do Vereador Wellington, salvo engano, que visa à criação de uma guarda municipal para a cidade de Tuntum, precisamos enquanto membros da sociedade discutir esse e outros projetos que busquem amenizar o problema da falta de segurança em nossa cidade e quero me colocar a disposição para conversar com setores da sociedade também e pensar de forma conjunta em uma solução em curto prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *