Governador Flávio Dino entrega novo mercado da Macauba a população

O Mercado da Macaúba, um dos mais tradicionais da capital, foi reinaugurado em solenidade na tarde desta segunda-feira (30). Todo reformado e revitalizado, o mercado agora vai servir a feirantes e consumidores dentro das condições adequadas de estrutura, higiene, conforto e segurança. O governador Flávio Dino esteve presente na festa de entrega do novo mercado. Com mais de 50 anos de fundação, essa é a primeira vez que a feira passa por uma reforma completa.

“Esta é uma obra importante, num local tradicional da cidade de São Luís. Que esta inauguração, no penúltimo dia do ano, seja vista por todos como um sinal de confraternização, de celebração das conquistas já efetivadas, e, sobretudo, de esperança de que no ano de 2020 continuaremos com este ritmo de entregas”, ressaltou o governador Flávio Dino.

Flávio Dino ressaltou a importância das feiras para a geração de emprego, renda e respeito aos consumidores (Foto: Gilson Teixeira)

Ao entregar a obra, ele lembrou, ainda, a importância das feiras e mercados para a geração de emprego e renda, além da dimensão do respeito aos consumidores. Lembrou, também, de outras obras realizadas em parceria com a Prefeitura de São Luís, a exemplo da Feira da Cidade Operária, do Vinhas e do Mercado do Peixe, e finalizou: “Temos ajudado todas as prefeituras, em todas as regiões do Maranhão”.

O governador destacou, também, que a entrega é simbólica, representando as centenas de inaugurações de obras, como escolas, estradas, unidades de saúde, restaurantes populares, CRAs, CREAs, Praças, Parques, ao longo de 2019. “De modo que todas as dimensões da infraestrutura, da qualificação dos serviços públicos e ampliação de direitos, o governo do Estado procura estar presente, em meio a essa dificuldade que o Brasil atravessa”.

O Mercado da Macaúba é um dos mais tradicionais da capital (Foto: Gilson Teixeira)

As obras contemplam cerca de dois mil metros quadrados de área do mercado. O local recebeu reforma na cobertura, melhoria das instalações hidrossanitárias, novas instalações elétricas, adequação dos boxes, criação de espaços de vivência, organização dos espaços por segmentos. Ainda, melhorias na drenagem, banheiros coletivos, regularização da pavimentação, no reservatório, cisterna e recuperação do calçamento externo. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

“O Mercado da Macaúba é de 1973 e esta é a primeira reforma estrutural que está sendo realizada; uma determinação do governador Flávio Dino, que intensifica a parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, atuando, aqui, a Secid e a Semapa, garantindo dessa forma a segurança alimentar e maior possibilidade de escoamento da produção. Encerramos o ano fazendo o que mais gostamos: entregando obras para a população do Maranhão”, disse o secretário Rubens Pereira Júnior.

O Mercado da Macaúba abastece grande parte da área central de São Luís. São 43 boxes e quatro bancadas, beneficiando feirantes que trabalham com hortifrúti, açougue, venda de refeições e comércio em geral.

No total, são 43 boxes e quatro bancadas (Foto: Gilson Teixeira)

“Se não fosse essa reforma, eu nem sei o que seria, pois na hora que chovia, ficávamos debaixo da chuva. Então, essa reforma melhorou 100% pra gente, e esperamos que melhore nossas vendas. Agora as expectativas são as melhores!”, disse Oduvaldo Pereira, feirante há 47 anos, no Mercado da Macaúba.

“Tenho muito orgulho e prazer de ser feirante. Conheço isso aqui desde criança e precisávamos de uma feira reformada, pra que a gente não saísse pra comprar muito longe. Essa reforma veio num momento especial. Agradeço a Deus e peço para, cada vez mais, iluminar o governador e o prefeito”, disse Raimundo Costa, feirante no Mercado das Tulhas e vizinho do mercado da Macaúba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *