CAPS realiza I Caminhada pela Conscientização do Autismo em Colinas

Combater o preconceito através da informação: esse foi o objetivo da Primeira Caminhada pela Conscientização do autismo em Colinas que aconteceu na manhã de hoje, 25. A caminhada foi promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e encerrou na câmara dos vereadores com palestras de profissionais da saúde de diversas áreas.

A equipe do CAPS pretende fazer com que essa caminhada aconteça todo ano como parte de um projeto que visa dar assistência a pessoas autistas de Colinas. Segundo a psicopedagoga Onayra Silva o projeto envolve crianças autistas e envolverá profissionais de diversas áreas da saúde, pois uma abordagem multidisciplinar é a forma mais eficaz de assistir essas crianças.

Ainda segundo ela, o CAPS já atende 20 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Antes nós recebíamos uma demanda muito grande, o que corresponderia a um mês recebíamos em um dia porque em muitas escolas, professores diagnosticavam erroneamente alunos que tinham dificuldades de aprendizado por outros motivos como se tivessem TEA”, alerta.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O ideal é que crianças com TEA sejam acompanhadas desde os primeiros sinais do transtorno. Segundo a psicopedagoga, infelizmente em Colinas existem muitos casos, principalmente na zona rural, de adolescentes autistas que não foram acompanhados desde a infância, o que dificulta a reabilitação global. Portanto, o objetivo do projeto é justamente prevenir que casos como esses se repitam no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *