Profissionais da Educação de Presidente Dutra participam de capacitação com Sebrae

O objetivo é treinar os profissionais para aplicar a metodologia de ensino em educação empreendedora, desenvolvida pelo Sebrae

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) foi proposto pelo Sebrae como uma estratégia para disseminar a educação empreendedora, por meio de atividades desenvolvidas para professores e estudantes de todos os níveis de ensino. Desde 2013, a instituição vem trabalhando esta metodologia com professores, estudantes e comunidade escolar como um todo. São várias iniciativas presenciais e a distância, tais como cursos, palestras, seminários, capacitações, fóruns e prêmios.

Como parte das ações planejadas para o Maranhão este ano, entre 1º e 12 de julho, o Sebrae Maranhão capacitou 95 professores da Rede Municipal de Ensino de Presidente Dutra (MA). O objetivo é treinar os profissionais para aplicar, nas escolas municipais, a metodologia de ensino em educação empreendedora.

Diariamente, os professores participaram de cursos e oficinas sobre empreendedorismo, para, posteriormente, aplicar o conteúdo junto aos seus alunos do 1º ao 9º ano. O método de disseminação da educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, e a desenvolver o espírito de coletividade.

Para a professora Dasdores Noronha, a capacitação é de grande relevância, tanto para os professores quanto para os alunos, por tornar possível desenvolver, em sala de aula, atitudes e comportamentos empreendedores, que são muito importantes no mundo do trabalho, mas, que em geral, não são abordados pela educação tradicional.

“Levar algo novo e útil para os nossos alunos desperta a curiosidade, o interesse deles. Por meio dessa capacitação, proporcionada pelo Sebrae, nós podemos inovar e mudar a metodologia de ensino aplicada”, disse a professora.

Apenas em 2019, o Sebrae Maranhão já capacitou 206 professores da rede pública de ensino na região central do estado, preparando-os para aplicar o curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP) em sala de aula. As ações foram realizadas em Tuntum, Colinas, Barra do Corda e Santa Filomena.

JEPP

O JEPP é umas das propostas do Sebrae em educação empreendedora, que tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico, não só incentivando os participantes a sonhar, mas também orientando os primeiros passos para a concretização dos sonhos.

A partir de histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios. São nove

cursos independentes, com carga horária de 20 a 30 horas, sendo um para cada ano do Ensino Fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *