Prefeito Aluisinho concede aumento acima do piso nacional para professores da rede publica de Esperantinópolis

Os professores da rede municipal de Esperantinópolis estão festejando com a decisão do prefeito Aluisinho do Posto, onde os mesmos terão um reajuste acima do piso nacional. O aumento será de 6%, enquanto o reajuste nacional é de 4,17%. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério que terão jornadas de 16 horas/aulas semanais.

Segundo o prefeito Aluisinho, o novo piso salarial passa a vigorar a partir do pagamento de janeiro de 2019 e faz parte da política de valorização do magistério, adotada pela Prefeitura de Esperantinópolis.

“O nosso compromisso com a educação do município, aumento acima do piso nacional. Hoje os professores estão prontos para iniciar o ano letivo de 2019,  esse incentivo no salário, com certeza, vai refletir no desenvolvimento da nossa educação, pois o empenho será muito maior e os professores de Esperantinópolis estão muito empolgados”, pontua o prefeito Alusinho.

O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira, com formação de nível médio e jornada semanal. O aumento é definido de acordo com o valor anual mínimo por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Posteriormente, o Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, também trouxe dispositivos para garantir o pagamento do valor mínimo aos docentes e promover a valorização da carreira. No entanto, boa parte dos municípios do país descumpre a lei federal de pagar o vencimento básico nacional.

O aumento foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 4 de fevereiro

Fonte: Blog do Carlinhos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *