Durante reunião de prefeitos com Bancada Federal Maranhense, Tema clama pelo Pacto Federativo

A Bancada Federal do Maranhão na Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Luana Alves recebeu na tarde desta terça-feira (22), no auditório Nereu Ramos na Câmara os prefeitos maranhense que vieram  participar das da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, capitaneado pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Tema. A reunião contou com a presença do  vice-governador do Maranhão Carlos Brandão.

Durante seu pronunciamento  presidente da FAMEM e prefeito de Tuntum, Tema, no auditório Nereu  Ramos da Câmara Federal, ser necessária a materialização do Pacto Federativo, para que os municípios brasileiros saiam dessa grave crise financeira em que estão mergulhados  e consigam sobreviver

Segundo Tema, não faz mais sentido os municípios serem os principais produtores de riqueza e, na divisão do bolo tributário, ficarem com a menor parte.

Além de clamar pelo Pacto Federativo, Tema disse que os programas federais não conseguem se sustentar, fazendo com que as prefeituras tenham que entrar com sua contrapartida além do estipulado. Exemplificou a situação do Programa Nacional de Família (PSF), que acaba se tornando um sufoco para os prefeitos.

“O Governo Federal, através do DENASUS, quer que os médicos exerçam uma jornada de 40 horas semanais, com um salário que não passa de R$ 7 mil. Ora, todos sabem que há uma grande carência de médicos no Brasil,  e nenhum deles aceita essa jornada com esse minguado salário”, falou Tema.

O presidente da FAMEM ainda destacou a questão da merenda escolar, afirmando que os recursos são poucos, e que acabam sendo complementados pelos municípios. Disse ainda o líder municipalista, que estes são alguns dos problemas que preocupam os gestores municipais.

“Estamos atravessando talvez a pior crise econômica das últimas décadas, com elevação diária no preço dos combustíveis, um drama que já afeta milhares de brasileiros, assim com uma alta taxa de desemprego. E não estamos vislumbrando saída a curto prazo, mas todos os problemas acabam recaindo sobre a cabeça é dos prefeitos”, concluiu o prefeito Tema.

Além de Luana Alves estavam presentes ao encontro os deputados da Bancada Maranhense Rubens Junior, Weverton, Lucelino Filho,  Aluisio Mendes, Pedro Fernandes, Zé Reinado, Elisiane Gama, João Marcelo, Kleber Verde, Julião Amim, Zé Carlos e Hildo Rocha. Os deputados estaduais Rafael Leitoa e Vinicius Louro estiveram presentes apoiando os prefeitos maranhenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *