Vice-governador Carlos Brandão anuncia ações do Governo em Tuntum para amenizar o sofrimento das famílias afetadas pela enxurrada e recuperar o município

O vice-governador Carlos Brandão esteve, neste sábado (14), na cidade de Tuntum para avaliar os problemas causados com a enchente da ultima terça-feira (10) e acolher as solicitações das famílias. Na ocasião Brandão que foi recepcionado pelo prefeito Tema e a primeira dama Daniella estava acompanhado do Chefe da Casa Civil Rodigo Lago, do secretário de Desenvolvimento Social Francisco Junior, do coronel comandante do Bombeiro Celio Roberto e do deputado Rigo Teles.

“Estamos atentos e acompanhando para resolver os problemas de Tuntum.  O governador Flavio Dino assinou um decreto expandindo o Cheque Minha Casa, que será usado em Tuntum, como forma de ajudar as famílias a recuperarem parte do que perderam. Estamos junto com o prefeitura para identificação dos danos e prosseguirmos com as ações”, destacou Carlos Brandão.

Segundo dados da Defesa Civil do Estado, um total de 1.343 pessoas foram afetadas pelas chuvas no município de Tuntum. As águas causaram danos em pelo menos 376 habitações, deixando as famílias desabrigadas. O Governo do Estado enviou equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em apoio aos moradores. Todos os atingidos foram transferidos a locais seguros em abrigos ou casas de familiares e recebem acolhimento das equipes.

O prefeito Tema, elogiou o trabalho imediato do Governo do Estado em apoio à sua cidade e aos demais municípios afetados. “Estamos lutando, com o apoio do Governo, para recuperar nossa cidade e restaurar a vida das famílias afetadas. As famílias que sofreram já estão cadastradas para receberem a ajuda imediata e, portanto, muito em breve teremos nossa cidade recuperada”, disse. Tema que destacou ainda os programa estaduais como  o Cheque Minha Casa e o Mais Asfaltos que serão utilizados para ajudar as famílias recuperar a cidade.

Varias vitimas da enchentes estavam presentes e muitas falaram sobre o ocorrido. “Agradeço a Deus por ta viva e poder ter salvado esta senhora de 84 anos, o resto vem depois. espero que com a ajuda do governador tudo melhore”, disse dona Neta do Sabão uma das moradoras do conjunto afetado.

O deputado Rigo Tele que tem uma forte ligação com Tuntum, disse a todos que estará encaminhando um projeto na próxima semana na Assembleia Legislativa para se destinar verbas do Estado para recuperação de Tuntum e de ajuda as famílias, Rigo garantiu ainda encaminhar uma emenda parlamentar para reconstrução do Estádio Municipal Temão que foi totalmente destruído pela enxurrada.

Em Tuntum, as chuvas comprometeram as vias de acesso, o que dificulta o resgate. Nestes casos, o Governo tem atuado com efetivo do Centro Tático Aéreo (CTA), que desde o início está de prontidão para agir nos municípios atingidos. Entre os mantimentos distribuídos às populações, dependendo da demanda, estão cestas básicas de alimentos, medicação e itens como roupas, colchonetes, filtros e água.  A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) também soma nas ações de apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *