Prefeita Valmira Miranda assina adesão de Colinas ao Programa Internet para Todos

A prefeita Valmira Miranda esteve na solenidade de Adesão ao Programa Internet Para Todos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na última segunda-feira (12), em Brasília. Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos e prefeitas de todo o Brasil para assinar o termo de adesão. Dos 217 municípios do Maranhão, somente 57 se inscreveram para participar do programa.

A prefeita volta à Colinas com o termo assinado. A previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio deste ano as antenas que receberão o sinal do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado.

O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. Elas serão colocadas nas Unidades Básicas de Saúde e Escolas da zona rural de Colinas. “Quero agradecer a equipe da nossa prefeitura que não mediu esforços para conseguir as informações necessárias para se inscrever nesse programas e Colinas ser uma das pioneiras do Maranhão”, afirma Valmira Miranda.

“Hoje todo o trabalho é feito utilizando banco de dados na internet, além de que muitos laboratórios de informática nas escolas públicas estavam em desuso por falta da Internet. Estamos muito felizes de levar essa tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços para nosso povo e dar acesso à internet para muitas pessoas que antes não tinham”, destaca Valmira Miranda.

Os municípios que ainda não aderiram podem se inscrever. Contudo, quanto antes o município se inscrever, mais rápido será a instalação das antenas. Eles deverão indicar onde serão instaladas, cuidar da segurança dos equipamentos e arcar com despesas de energia elétrica. Por enquanto, o sinal será instalado somente nas zonas rurais de Colinas, mas há possibilidade ser extensão para outras áreas futuramente.

Segundo o ministro Gilbero Kassab, o objetivo é fazer acordo com todos os prefeitos do país e atingir 100% dos municípios brasileiros. A operação do programa foi terceirizada para a empresa americana Viasat. Segundo a Telebras, a empresa Viasat alavancará a rede do satélite para chegar até locais isolados, por meio de WiFi Hotsposts de acesso à Internet de baixo custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *