Secretaria de Saúde de Esperantinópolis promove capacitação em curso de Atendimento Pré-hospitalar (APH)

A  Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Esperantinópolis, prefeito Aluisinho, realizou nesta quinta-feira (25), um curso de Capacitação para Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para os profissionais que atuam no Hospital Municipal Santa Marta, como enfermeiras, técnicas em enfermagem, bem como para servidores daquela unidade de saúde, como vigias.

Durante o treinamento, os participantes estão sendo instruídos acerca das técnicas necessárias para lhe darem em situações de emergência e urgência, o que proporcionará um atendimento ainda melhor por parte dos profissionais.

“O nosso principal objetivo é capacitar nossos profissional de saúde, assim como na qualidade da prestação do serviço oferecido à população. Todos saem ganhando com esse treinamento, de um lado os profissionais que irão incorporar ao currículo um curso de grande importância e, por outro, a população irá contar com pessoas qualificadas em momento de emergência”, pontuou Dr. Fred, secretário municipal de Saúde.

O curso que conta com instrutores da empresa Emergência I Treinamentos, será finalizado em vias da cidade, com a simulação de um acidente, onde será mostrado um procedimento de atendimento a vítima com trauma.  70 profissionais estão sendo capacitados.

O enfermeiro Matheus Klinsman, um dos instrutores do curso, falou do significado da sigla APH e da importância do treinamento.

“APH é sigla de Atendimento Pré-Hospitalar; os profissionais com essa formação estão aptos para chegarem ao local de um possível acidente, como exemplo, para dar o primeiro suporte à vítima. Estamos em Esperantinópolis para capacitar profissionais de saúde como socorrista; essa capacitação é importante para dar os primeiros atendimentos com qualidade e aumentando a  taxa de sobrevida desse paciente”, explicou.

Reneclei de Sousa , diretor geral da empresa Emergência I Treinamentos, falou sobre o curso e o pioneirismo da Saúde de Esperantinópolis, que está chamando atenção em municípios da região, abrindo às portas para que essa importante capacitação chega à outras cidades.

A enfermeira Rayssa Mykesia é uma das colaboradoras que participam da capacitação; em entrevista ao blog do Carlinhos, ela fez elogios ao treinamento e a Prefeitura de Esperantinópolis por ofertar o curso para os profissionais de saúde.

“Para nós que atuamos na área de saúde, considero o curso muito oportuno, excelente; as orientações sobre os primeiros socorros são vitais num momento de tensão, em que a vida de um ser humano está em risco e nós temos que agir com rapidez, mas dentro desses cuidados essenciais para que esse paciente sobreviva e não fique com sequelas. Parabéns ao prefeito Aluisinho e seu secretário de Saúde, Dr. Fred. Não tenho dúvida que essa capacitação vai salvar muitas vidas em nosso município ou onde esses profissionais estiverem e precisarem agir”, disse a enfermeira.

O curso tem duração de 40 horas, duas turmas com 30 profissionais em cada uma  passam pela capacitação e receberão certificados de Socorrista, reconhecido em todo mundo, no final do treinamento.

Do Blog do Carlinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *