A importância estratégica das alianças políticas para a vitória do Dr. Tema

Do Blog Bate Tuntum.


Com o fim da ditadura militar no início dos anos oitenta e com a promulgação da Constituição de 88 o sistema eleitoral brasileiro acabou ganhando novamente a configuração democrática do pluripartidarismo e da política de alianças entre os partidos.

Diante disso, nada de estranho se buscar alianças políticas consistentes para se  lograr êxito na vitória eleitoral e na gestão administrativa de  qualquer ente federado(Município, Estado e País), o acordo político entre partidos, programas de governo e aproximações ideológicas visam a busca pelo poder de maneira mais plural e democrática, também.

As últimas eleições municipais em Tuntum ocorridas em 07 de outubro próximo passado foi o exemplo mais típico de aliança política de sucesso eleitoral nos últimos anos na cidade. A coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA – 40 mostrou a força política de lideranças que num passado recente estiveram em lados opostos e que agora resolveram  deixar suas diferenças ideológicas e, até mesmo pessoais, para apontar soluções administrativas e emprestar sua experiência, seu carisma para que dias melhores aconteçam na cidade.

Vale salientar, ainda aqui,  que em toda aliança política vitoriosa há um mentor, também vitorioso, no caso de Tuntum o Dr. Tema assumiu este papel para consolidar o sucesso eleitoral, trazendo para a coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA – 40 peças chaves da política tuntunense tais como o ex-prefeito Hélio Araújo, o ex-candidato Ciro Ricardo, o ex-vereador Alan Noleto, a vereadora Arteniza e uma parte do secretariado e assessores de destaque do atual prefeito Chico Cunha, além de lideranças comunitárias acostumadas a votar na oposição, todos vieram somar na vitória histórica deste acordo político vitorioso, sem dúvidas.

Para fechar,  o sucesso eleitoral da coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA – 40 em outubro próximo passado ganhou a contribuição da mídia webeana e das redes sociais, apesar de não fazerem parte de uma aliança política formal, assim os blogues veiculados na cidade como Blog do Lobão, Bate Tuntum e Tuntum News tiveram um papel significativo no convencimento de uma parcela das pessoas esclarecidas do município para as idéias defendidas pelo Dr. Tema e candidatos a vereadores eleitos pela aliança.

Por fim, a durabilidade de uma aliança política de sucesso dependerá, agora, do cumprimento dos acordos firmados para a gestão administrativa e pelo reconhecimento dos atores envolvidos na vitória e isso é natural, no embate  político eleitoral  se ganha para contribuir na gestão, no poder adquirido e isso traduz na  certeza da durabilidade da coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA – 40 para projetos políticos que virão em 2014 e 2017 para o bem de Tuntum e do Maranhão e desesperos daqueles que teimam em ficar na oposição a este grupo político comandado pelo Dr. Tema.

2 ideias sobre “A importância estratégica das alianças políticas para a vitória do Dr. Tema

  1. Pedro Jorge não foi só estratégica das alianças políticas que deram a vitória de Dr. Tema.
    Consagrou a vitória de Dr. Tema chama se o POVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO o eleitoral dele, os mais humildes que não vende o voto e que não tem cargo de confiança esses sim foram que deram a vitória de Dr. Tema.
    Esses outros todos tem em troca para votar, são os enchergados.
    Agora os pobres nem ver, só quer mesmo o voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *