A disputa pela FAMEM promete!!!

Deu no Blog do Caio Hostilio: [email protected] Tribuna do Maranhão: São Luis/ Metendo o Bedelho Depois de vir à tona a farra do SUS, onde só os maiores municípios tinham as melhores fatias dos recursos, os municípios pequenos revolveram mudar essa realidade, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado. Com o domínio da Famem, os grandes municípios subtraiam dos menores por obterem a tão alardeada saúde plena. Isso apenas no papel, visto que não davam condições alguma aos enfermos do próprio município e dos demais que fazem parte da região. Visando uma distribuição mais justa, os municípios considerados pequenos (em torno de 180) compraram a briga pelo comando do Cosems e venceram. Com a vitória a divisão dos recursos passou a ser mais justa e de acordo com as necessidades de cada um dos 217 municípios maranhenses. Na atual direção do Cosems do Maranhão vem cumprindo na risca a promoção e a consolidação de um novo modelo de gestão pública de saúde, que é alicerçada nos conceitos de descentralização e municipalização. Também estão fazendo uma gestão democrática, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica. Diante desses fatos, os municípios tidos pequenos estão se agrupando para lançar candidatos que possam de fato dar continuidade a essa vitória, que trouxe uma divisão mais justa e democrática. Sabe-se que já existem prefeitos desses pequenos municípios se articulando em suas regiões para entrar na disputa pela presidência da Famem. Os nomes mais comentados são os dos prefeitos Zé Mário (São João dos Patos), Chico Cunha (Tuntum) e Haroldo Leda (Lago do Junco). Por outro lado, esses prefeitos dos pequenos municípios lutam para que a Famem seja um ponto de apoio, principalmente no que tange as dificuldades que esses pequenos sofrem com prestações de contas, apoio técnico em educação, administração, licitação, contabilidade etc. Por isso querem um presidente que conheça de fato essas deficiências que os pequenos são submetidos. Agora é só aguardar a eleição na Famem, que acontecerá na segunda quinzena de janeiro.

5 ideias sobre “A disputa pela FAMEM promete!!!

  1. Esse ano Maranhão retrocedeu, Roseana Sarney , mais uma da família Sarney voltou ao poder no Estado, este que até então tinha se livrado , mesmo que parcialmente, das amarras da família Sarney, retornou ao que era antes , um feudo governado por uma família antidemocrática. Veja o texto que me foi enviado por e-mail:

    Em São Luís, Maranhão…
    … Para nascer, Maternidade Marly Sarney;

    … Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;

    … Para estudar, há as seguintes escolas: Sarney Neto , Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;

    … Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que FICA na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que O povo jura que pertence a um tal de José Sarney;

    … Para inteirar-se das notícias, leia O jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras DA TV Mirante, todas do mesmo proprietário, do tal José Sarney;

    … Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado Com esse Nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);

    … Para entrar ou sair DA cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.

    carlos josé – são luís-Ma

  2. Olha no maranhao, quem manda no maranhao, imfelismente ea familia sarney,porque muitos nao tem conhecimento,ainda tem pessoas que nao tem conhecimeto deles,isto e a realidade do nosso estado.
    ISTO E UMA VERGONHA…………….

  3. FAMILIA MARAVILHOSA,VC NAO TEM NEM UM POUCO DE CONHECIMENTO,DO NOSSO ESTADO,A CIDADE NATAL DELES E UMA VERGONHA,EM COMPARA TUNTUM NOSSO,COM O DELES,A NOSSA CIDADE E UM CARIBE,EU POSSO APOSTA QUE CONHEÇO MAIS DO QUE VCS,CONHEÇO PESSOALMENTE,VC SO POR PROPAGANA.
    http://WWW.JN NO AR.COM.BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *