TUNTUM TEM EQUIPE PROTA PARA SALVAR VIDAS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU de Tuntum MA, foi inaugurado em Dezembro de 2006, com o objetivo de atender a população dos municípios de: Presidente Dutra, São José dos Basílios, Fortuna, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Governador Eugênio Barros, São Domingos do Maranhão, Santa Filomena, e próprio Tuntum.
É composta por 04 (quatro) Ambulâncias modelo Iveco e Renault, sendo: 01 (hum) Unidade de Suporte Avançado – USA; e 02 (duas) Unidade Suporte Básico – USB-01 e USB-02 localizada na Base Central em Tuntum. Ainda dispõe de uma Base Descentralizada localizada no município de Presidente Dutra com 01 (hum) Unidade Suporte Básico – USB-04.
O SAMU é composto por profissionais: Médicos (13), Enfermeiros (04), Auxiliares de Enfermagem (10), Condutores (12), Técnico Auxiliar de Regulação Medica (05), Operadores de Frota (05), Aux. de Serviços Gerais (04), Vigilantes (03), Coordenador Geral (01), Coordenador de Enfermagem (01), Coordenador Médico (01), Aux. Administrativo (01), Chefe de Frota (01).
Como apoio às transferências para São Luis e Caxias, temos 02 (duas) Ambulâncias da SEMUS modelo Doblô, com suporte de profissional de Auxiliar de Enfermagem em cada viatura.
O SAMU faz vários tipos de atendimento desde uma simples orientação ao mais complexo socorro de vida. Os casos mais comuns segundo a diretoria são febres em crianças e adulto, dor abdominal, cefaléia, vômitos em adulto e crianças, dor muscular, cansaço em adulto, socorro em acidente e trabalho de parto.
O apoio que o Prefeito Chico Cunha e a Secretaria Municipal de Saúde Anna Rafaelle têm dado ao SAMU é sem duvida o grande esteio da equipe, pois este apoio principalmente em estrutura garante o excelente trabalho realizado por esta brilhante equipe de socorro. (Fonte Dr.Rosemir Diniz, coordenador geral do SAMU)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *